A profissão caminhoneiro oferece uma rotina pesada para quem a enfrenta diariamente. Apesar de parecer ser fácil, subir no caminhão e dirigir por longos trajetos, alguns cuidados são essenciais para que essas viagens sejam realmente agradáveis.
Postura ao dirigir o caminhão
Ao embarcar em qualquer veículo o uso do cinto de segurança é obrigatório, a partir do uso deste acessório, fica muito mais fácil encontrar uma posição saudável. Mas atenção, o uso do cinto precisa igualmente ser regulado para manter o motorista firma e na posição correta.
Sono e alimentação
A rotina de um motorista de caminhão está baseada em dirigir grandes distâncias, ficando assim, sentado por longas horas, diante disso inserir refeições balanceadas e cuidar do sono todos os dias faz muita diferença.
O ideal é sempre ingerir alimentos ricos em proteína, vitaminas, sais minerais, ou seja, tudo o que oferecer um benefício para alguma parte do seu corpo.
Traçar rotas seguras
Pensando na segurança do profissional caminhoneiro, antes de sair de casa ou do seu atual destino, lembre-se sempre de planejar o melhor trajeto, mesmo para os mais experientes motoristas, o planejamento promove economia de gasolina e de tempo.
Manutenções do caminhão
Estar com o veículo em dia previne acidentes, pausas surpresas, até mesmo mantém o risco de assaltos distantes de você.
Para evita que estes problemas cheguem até você, esteja com a manutenção do caminhão sempre em dia, passar volta e meia no seu mecânico de confiança atrai bons resultados na estrada. Com um profissional de mecânica especializado, ele tem o poder de identificar, consertar e prevenir certos problemas.
O cuidado com as cargas
De acordo com o artigo 15 da Resolução n° 3665/2011 da ANTT, estabelecem-se regras para a circulação de cargas perigosas nas vias brasileiras.
Por exemplo, um caminhão que trafega carregando uma carga perigosa tem o dever de encontrar rotas que não atinjam regiões com grande densidade populacional, reservatórios de água ou áreas ambientais protegidas.
Lembre-se! Os motoristas que operam com este tipo de carga, necessitam ter em mãos documentos específicos para apresentar em qualquer fiscalização.